segunda-feira, 4 de abril de 2011

A Marca de uma lágrima - Pedro Bandeira

     Hoje eu estava no banho quando me veio a memória um poema que li a muito tempo atrás na minha adolescencia... Muito lindo e triste... Cheguei na Locadora e fui pesquisar de onde eu estava lembrando o poema... e achei... foi do livro:
(Clique no nome para ler o livro ou fazer o download dele para ler depois)

Esse é o poema que eu lembrei:

E o meu amado o que diria
se eu partisse?
O que diria se estes versos
não ouvisse?
O que teria em suas mãos
senão um corpo dessangrado,
cheio de carne, de suspiros,
de delírio apaixonado?
Faltaria, porém, o recheio das ideias,
a loucura e a razão,
que transformam um encontro sem graça
em tremenda paixão!
Mas não tema oh meu querido
que esse amor desapareça,
pois ele é amado ao mesmo tempo
por um corpo e uma cabeça.
O corpo ele pode beijar, cheirar,
fazer do corpo mulher.
Mas a cabeça o possui, manipula
e faz dele o que quer!
Haja o que houver, do meu amor
esse garoto foi o rei.
Digam a ele que com corpo e cabeça
eu sempre o amarei.
A marca dessa lágrima testemunha
que eu o amei perdidamente.
Em suas mãos depositei a minha vida
e me entreguei completamente.
Assinei com minhas lágrimas
cada verso que lhe dei,
como se fossem confetes
de um Carnaval que não brinquei.
Mas a cabeça apaixonada delirou
foi farsante, vigarista, mascarada,
foi amante, entregando-lhe outra amada,
foi covarde que amando nunca amou!

(E o pior é que eu memorizei o poema inteiro... hihihi... coisas de adolescente...)


     A Marca de uma Lágrima é um clássico da literatura infanto-juvenil brasileira. Foi escrito em 1985 pelo escritor Pedro Bandeira, como uma livre adaptação da obra Cyrano de Bergerac.
     O livro conta a história de Isabel, uma menina de 14 anos que se acha feia. Seu maior inimigo é o espelho, e sua melhor amiga Rosana. Isabel se apaixona por seu primo Cristiano, que, no entanto, se apaixona por Rosana e é correspondido por aquela. É então que, a pedido de sua amiga, Isabel começa a escrever cartas de amor para Cristiano, em nome de Rosana. E sofre por isso. Mas não são todos que acham Isabel feia. A jovem conquista o coração de Fernando, um rapaz inteligente e sensível, que faz de tudo para ter uma chance com ela.

     "É um livro apaixonante, do tipo que quando se lê não se pára até terminar e nunca se esquece. Pode-se dizer que é uma versão moderna do clássico Cyrano de Bergerac. Como uma das características marcantes do estilo de Pedro Bandeira, um mistério permeia o livro. A morte da diretora da escola vem a alterar sua vida e a precipitar fatos. Isabel foi testemunha de uma cena muito suspeita e se sente ameaçada. A ideia de morte começa a tomar conta do seu cérebro, enquanto o seu coração se despenca de amores por Cristiano, seu primo e namorado de sua melhor amiga, Rosana. Um livro sensacional, indicado para quem aprecia uma boa leitura."
Espero que gostem, tanto quanto eu gostei...
Bjinhos e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário